Menu

Alecrim

Conhecido como alecrim-de-jardim da família Labiadas, tem como características subarbusto, de folhas cruzadas, sésseis de bordas voltadas para baixo, verde escura com flores labiadas em pequenos cachos axilares e terminas.

Se você gosta de cozinhar, provavelmente já usou alecrim para temperar algum prato e percebeu um sabor diferenciado. mas não é só na culinária que essa erva vinda do mediterrâneo faz sucesso. Estudos comprovam que o alecrim é importante na prevenção do câncer, ois contém o composto carnosol, cuja eficácia é potente contra o câncer de mama, próstata, cólon, pele e leucemia.

O alecrim também conta com propriedades importantes para ampliar a memória, como a diterpina, que pode proteger contra a doença de Alzheimer. Se preservar a memória ja é um benefício e tanto, imagine também garantir um bom humor! Um estudo sugere que o alecrim pode trazer mais alegria ao dia a dia. Além disso, o chá de alecrim é apontado como um remédio natural contra a enxaqueca.

O suco das folhinhas maceradas serve para cicatrizar feridas e repelir a sarna. Pode-se misturar óleo de camomila em partes iguais ao suco do alecrim para combater coceiras e sarna

Beneficios do alecrim

 

Valor terapêutico: As sumidades floridas tem aplicação nos seguintes casos: clorose, dismenorreia, dispepsia, debilidade cardíaca, escrofulose, febres tifoides, gases intestinais, histeria, inapetência, tosse

Dose: 15 gramas para 1 litro de água, por infusão; 4 a 5 xícaras por dia.

O decocto das folhas é usado em loção, contra as chagas gangrenosas; em banhos, contra o reumatismo articular.

As folhas secas, reduzidas a pó, são boas para o mesmo fim.

O chá de alecrim pode ser usado contra enxaquecas, problemas respiratórios, gases intestinais e no fígado.

Você pode usar o óleo de alecrim para amenizar os problemas de má circulação

Onde comprar alecrim?

Em lojas de produtos naturais ou especializadas em ervas e chás. As mais tradicionais do mercado você encontra na rede de lojas Alimentos da Natureza. Procure uma loja próxima a você.

Propriedades do chá de alecrim

  • De acordo com um estudo, o ácido carnósico e o carnosol do alecrim inibem a COX-2, uma enzima que causa a dor e a inflamação no corpo.
  • A planta é um ingrediente popular para manter a pele sempre jovem, já que ajuda a diminuir o inchaço e estimula a regeneração celular, além de dar mais firmeza e melhorar o tônus.
  • Sempre consulte o médico antes de ingerir qualquer substância, ainda que seja natural

Fonte: Saúde pelas plantas, A flora nacional na medicina natural, Ervas medicinais de A a Z