Alho beneficios
O alho pode ter fator curativo para diversas outras propriedades medicinais e nutricionais. Vejamos abaixo algumas das funções principais deste poderoso remédio natural.
Alho é bom para quê?
O alho é uma poderosa planta que ajuda na imunidade, prevenção visto que o mesmo possui um fator curativo para algumas enfermidades como:
- Bronquites, Tuberculose, Afecções catarrais, pneumonia, asma, resfriados e gripes: Faz com que os escarros diminuam e percam o seu aspecto purulento, combatendo a tosse e provoca uma melhora geral no estado enfermo e diminui a dificuldade de respiração causada por uma bronquite crônica ou na asma.
- Pressão alta e varizes: No caso da pressão alta o alho atua como hipotensor
- Prisão de ventre, digestão, vermes: Amassando o alho com azeite de oliva ele fará a regularização do peristaltismo. Outrossim, estimula a secreção dos sucos gástricos e intestinais, favorecendo a digestão. Combate as toxinas intestinais e favorece a expulsão dos vermes, mesmo a solitária.
- Fonte de cálcio, fósforo e vitamina B.
- Antisséptico, carminativo, depurativo do sangue, diurético, emoliente, febrífugo e tônico: Muito útil nas febres intermitentes
- Ácido úrico, cálculos, cólera, diabete melito, difteria, enfermidades do fígado, dos rins e da bexiga, esgotamento, hidropisia, insônia, paludismo, sífilis, tito, úlceras: Comumente é utilizado como elemento auxiliar na terapia dietética
- Úlceras purulentas: Tanto o Dr. A. D. Cock como o Dr. V. Gabriel, médicos ingleses, empregavam há anos, com êxito, o suco de alho no tratamento de úlceras purulentas. Duas lavagens diárias com o suco de alho diluído em água destilada produz uma melhora notável já dentro das primeiras 48 horas.
- Dor de ouvido: Para acalmar a dor de ouvido, aplica-se algodão embebido em azeite fervido com alho
Mas e o cheiro forte do alho? Como amenizar este gosto e cheiro forte?
O gosto pode ser eliminado tomando-se algumas gotas de azeite de raiz de angélica e o cheiro pode ser combatido comendo salsa crua.
Recomenda-se também a mastigação de boa quantidade de nozes em conjunto com o alho.
O suco de limão, misturado com igual quantidade de água, tomado meia hora após a ingestão do alho, também lhe destrói o odor. O mesmo suco também serve para desodorizar as mãos.
Contra-indicações do uso do alho
As pessoas que apresentarem reações alérgicas, evitem o contato direto com a pele, utilizando luvas.
Os que sofrem de hipotensão, devem ser parmoniosos no uso do alho, uma vez que este provoca a queda de pressão.
As lactantes devem evitar o uso liberal do alho, de vez que pode provocar cólicas no ventre da lactente, segundo observação de caráter popular.
Em DOSES MUITO ELEVADAS, o alho produz dor de cabeça, dor no estomago, dor nos rins, cólicas, vômitos, diarreia, tontura.
Comprar Óleo de Alho em cápsulas
REFERÊNCIAS
BALBACH, Alfons; BOARIM, Daniel S.F. As hortaliças na medicina doméstica: 2 ed. Itaquaquecetuba: Editora Vida Plena, 1993