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Chuchu


O chuchu é uma verdura-fruto do grupo B, pertencentes à familia das cucurbitácias, em que se incluem a melancia, o melão, o pepino, a abóbora, a buchinha e o melão-de-são-caetano.

O chuchu é também popularmente conhecido por caxixe, machucho e cocho.

Chuchu valor nutricional

Em 100 gramas de chuchu há:

Calorias 31 kcal
Água 90,80%
Carboidratos 7,70%
Proteínas 0,90%
Lipídios 0,20%
Sais 0,40%
Vitamina A (Retinol equivalente) 2RE
Vitamina B1 (Tiamina) 30,00 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) 40,00 mcg
Niacina 0,4 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) 20 mg
Cálcio 12,00 mg
Fósforo 30,00 mg
Ferro 0,60 mg

Chuchu uso medicinal

O elevado teor de água do chuchu e sua baixa densidade calórica o tornam especialmente indicados em dietas de determinados pacientes renais e obesos. Mas por ser muito rico em potássio, não é recomendável a pacientes urêmicos.

Em saladas, cozido, juntamente com cebola, tomate, alface, etc., favorece a diurese. Para facilitar a remoção de produtos de degradação , que tendem a acumular-se nos rins e produzir doenças neste órgão ao longo dos anos, recomenda-se usar chuchu abundantemente, com pouco sal, em saladas. Vários processos patológicos renais são tratáveis por dietas ricas em chuchu, abóbora e pepino. Pode-se, no almoço, comer salada de chuchu, acompanhada de algumas torradinhas de pão integral, exclusivamente.

A hipertensão arterial encontra no chuchu excelente tratamento dietético e fitoterápico.  Toma-se o chá dos brotos do chuchuzeiro como água, e fazem-se refeições que contenham chuchu e pepino em boa quantidade, com pouco ou nenhum sal.

O chuchu é alimento de fácil digestão para os dispépticos, gastríticos e ulcerosos. Pode ser usado cozido ou em sopas.

Chuchu valor calórico

O chuchu, apesar de sua proverbial simplicidade, não é uma limento pobre ou de segunda classe. Combinado aos demais alimentos, numa refeição, contribui significativamente para equilibrar o aporte calórico, evitando a ingestão excessiva de calorias. Por isso é particularmente indicado para obesos. Mas todos devem usá-lo frequentemente. Embora não apresente destacada riqueza em nenhum nutriente, contribui com pequenos teores de cada um deles para dieta.