Menu

Hemorroida

Hemorroidas são veias dilatadas e inchadas no tecido mucoso, que recobrem a parte interna do ânus, podendo projetar-se para fora.

As hemorroidas podem doer, romper e sangrar. Deve-se evitar café, condimentos e chocolates. A dieta rica em fibras, o consumo de bastante água e óleo de linhaça são muito importantes e também é recomendado o supositório de babosa.

O que causa hemorroida

Hemorroidas sintomáticas - Derivam de causas gerais ou locais de estagnação nas veias do abdome (afecções do coração, do pulmão, do fígado, da bexiga, do útero, da uretra, do intestino)

Hemorroidas idiopáticas - Desenvolvem-se em consequência da alimentação errada (abuso de carnes, temperos, etc), do alcoolismo, da vida sedentária, do uso abusivo de purgativos irritantes, etc.

Sintomas

Muito comum nas pessoas que sofrem de prisão de ventre, as pequenas pelotas, que constituem as hemorroidas, em número de três, quatro ou cinco, se exteriorizam durante o esforço feito para evacuar. Podem então ser tocadas e vistas. São pequenos tumores moles e indolores. Às vezes sangram. Quando internos, muitas vezes o único sinal perceptível é o sangue vivo que salpica no vaso sanitário durante a evacuação. A congestão hemorroidal é geralmente anunciada por mal-estar, peso na cabeça, vertigens, olheiras, dores lombares, tensão e calor no ânus, sensação de corpo estranho no reto (o hemorroidário vai ao banheiro, mas sem resultado). A mulher experimenta, outrossim, calor e prurido vaginal

Tratamento contra hemorroidas

Para uso interno:

Normalize as funções digestivas utilizando as saladas, na hora do almoço

Pela manhã, experimente mamão, ameixa-preta, laranja com bagaço, uva, frutas em geral com cereal integral na forma de pães e bolachas de preferência orgânicos.

À noite, antes de deitar, use 2 a 3 colheres (sopa) de farinha de linhaça em forma de um creme, com 4 a 6 ameixas-pretas.

CUIDADO: Proibir o álcool, pimenta, mostarda, picles e os alimentos muito condimentados, regularizar as evacuações, de preferência a noite, antes de deitar; em seguida, um banho de assento conforme descrito abaixo

Para uso externo:

Banho de acento para hemorroida

a) 1 xícara de mil-folhas
1 xícara de broto de pinheiro
2 colheres de casca de carvalho
1/2 xícara de alecrim
Macere as ervas misturadas, junte a água fervendo e deixe até amornar. Coe e use para banho de assento de 20 a 30 minutos

Pomada para hemorroida

b) 2 colheres (sopa) mil-folhas
2 colheres (sopa) de mucilagem da babosa
1 colher (sopa) óleo de oliva
1/2 colher (sopa) do pó das folhas do rubim
1/2 colher (sopa) do pó da semente tostada da acelga
1 colher (sopa) do pó da casca de carvalho
Misture, revolvendo bem, energicamente, para que se forme uma espécie de creme.
Guarde em vasilha esterilizada, em local fresco. Use como pomada. Cada vez que evacuar os intestinos, lave as hemorroidas cuidadosamente com o chá recomendado para o banho. Seque muito bem. Aplique a mistura, forre com algodão. Troque pelo menos 3 vezes ao dia.
Para dormir, repita a operação descrita

Fonte: A flora nacional na medicina natural, Saúde pelas plantas