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Como acabar com a insônia?

insônia

Insônia sintomas:

A causa da insônia é bem variada assim como resultado de preocupações, alterações emocionais, desconforto causado pela temperatura do ambiente ou colchões e travesseiros inadequados.
Tensão e ansiedade. Sem dúvida, a maior causa de insônia é a tensão. As pessoas deitam na cama com a mente cheia de problemas, lamentando o passado, preocupadas com contas, família, etc.
Doenças: Artrite, dor crônica nas costas, dor de cabeça em virtude do nervosismo, doenças de disco degenerativas, tendinite ou qualquer outra condição de dor.
Cafeína: A quantidade exagerada de alimentos que contem cafeína como: Cafés, refrigerantes, chocolates, chá mate, cha preto, entre outros, aumentam a adrenalina dos hormônios do estresse e o cortisol. Ela pode permanecer no corpo por até 20 horas.
Cigarro e álcool: O álcool pode interromper as fases do sono, fazendo alguém dormir levemente e acordar sentindo-se menos revigorado. A Nicotina do cigarro é estimulante e libera a adrenalina
Medicamentos: Emagrecedores ou supressores de apetite, descongestionantes, prednisona, remédios para asma(teofilina), tireoide, reposição hormonal e pressão arterial, além de determinados antidepressivos e alguns analgésicos podem causar insônia.
Alimentos: Açúcar em excesso, sorvete, bolo, pipoca, se ingeridos a noite, eles estimulam a liberação excessiva de insulina no pâncreas resultando em uma ativação das glândulas adrenais para produzir mais adrenalina e cortisol. De repente, você desperta sentindo fome novamente.
Dietas de baixo carboidrato: Estas dietas também podem criar uma reação de baixo nível de açúcar no sangue, fazendo com que você acorde no meio da noite. O ideal é procurar uma dieta correta com seu nutricionista.
Exercício: Evitar fazer exercícios 3 horas antes do sono, visto que eles elevam o nível de hormônio do estresse. Procure fazer os exercícios durante o dia.
Ambiente: Barulhos, luzes de celular, jogos ou qualquer outro tipo de claridade interrompem os padrões de sono. É aconselhável à leitura de um livro, duas horas antes de dormir

Como acabar com a insônia?

Além de todas as dicas acima, citaremos algumas referencias de plantas, ervas, frutas e hortaliças para lhe ajudar acabar com a insônia:

HORTALIÇAS
Alface: Chá com folhas e talos (40g para 1 litro de água) Tomá-lo frio, 250ml 5 vezes ao dia. à noite, aquecer o chá, adoçá-lo com mel de abelhas e tomar 1 xícara.
Alho: Amassar 1 dente de alho e deixar de molho em 250 ml de água durante 6 horas. Tomar a água de alho durante o dia, dividida em 2 porções.
Cebola: Chá (50g para 1 litro de água) . Tomar 1 xícara, 1 hora antes de deitar

FRUTAS:
Laranja: Chá das folhas da laranjeira (20g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas
Maracujá: Suco natural. Tomar 250 ml 6 vezes ao dia, adoçado com mel de abelhas.

INSÔNIA O QUE FAZER?

Composto: 1 colher (sopa) de lúpulo, 1 colher (sopa) de maracujá(passiflora), 1 colher (sopa) de melissa 3 xícaras de água fervendo. Junte as ervas e faça a infusão (sempre deixando o recipiente tampado). Após esfriar, coe e tome 3 vezes no período tarde/noite.

Composto: 1 colher (sopa) de tília, 1 colher (sopa) de cidreira, 1/2 colher (sopa) de raiz de valeriana 3 xícaras de água fervendo. Junte as ervas e faça a infusão (sempre deixando o recipiente tampado). Após esfriar, coe e tome 3 vezes no período tarde/noite.

Composto: 1 colher (sopa) de manjerona, 1 colher (sopa) de flores de laranjeira ou limoeiro, 1 colher (sopa) de gatária 3 xícaras de água fervendo. Junte as ervas e faça a infusão (sempre deixando o recipiente tampado). Após esfriar, coe e tome 3 vezes no período tarde/noite.

Geoterapia: Compressa de argila na região da nuca, com duração de 1 hora.

Hidroterapia:
* Fricção com toalha molhada, pela manhã ao despertar
* Ducha quente na região da nuca, à noite antes de deitar-se,
* Banho escalda-pés com duração de 20 minutos

EXERCÍCIOS
Natação, andar a pé tranquilamente, ioga e alongamentos, desde que respeite as 3 horas antes do sono. Faça os exercícios durante o dia

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REFERÊNCIAS
COLBERT, Dr Don; COLBERT, Mary. Os sete pilares da saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Graça Editorial, 2008.
BIAZZI, Eliza. Saúde pelas plantas. 25. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1998.
SPETHMANN, Carlos Nascimento. Medicina alternativa de a a z. 6. ed. Uberlandia: Natureza, 2003.