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Spirulina

Por:  Katherine Marengo LDN, RD

A espirulina é um tipo de alga verde-azulada que as pessoas podem tomar como suplemento dietético. A espirulina é considerada um superalimento devido ao seu excelente conteúdo nutricional e benefícios à saúde. A espirulina tem um alto teor de proteínas e vitaminas , o que a torna um excelente complemento dietético para pessoas que estão fazendo uma dieta, intolerantes ou vegetarianas e veganas.

Pesquisas sugerem que a spirulina possui propriedades antioxidantes e de combate à inflamação, além da capacidade de ajudar a regular o sistema imunológico.

Spirulina valor nutricional

Consumir spirulina é uma maneira de suplementar proteínas e vitaminas na dieta das pessoas sem efeitos colaterais notáveis.

Uma colher de sopa ou 7 gramas (g) de espirulina seca contém :

20 calorias 4,02 g de proteína 1,67 g de carboidratos 0,54 g de gordura 8 miligramas (mg) de cálcio 2 mg de ferro 14 mg de magnésio 8 mg de fósforo 95 mg de potássio 73 mg de sódio 0,7 mg de vitamina C Também contém tiamina, riboflavina, niacina, folato e vitaminas B-6, A e K.

Tomar spirulina, como parte de uma dieta equilibrada, pode ajudar a pessoa a permanecer bem nutrida.

Spirulina perda de peso

As pessoas geralmente podem perder peso se ingerirem menos calorias do que consomem. A espirulina é um alimento com alto teor de nutrientes e baixa caloria, que contém muitos nutrientes em uma pequena quantidade de pó. A introdução da spirulina na dieta pode ajudar as pessoas a perderem peso sem ficarem desnutridos.

Os resultados de um estudo controlado por placebo de 2016 sugeriu que a espirulina pode ajudar no controle do peso. No estudo, as pessoas que estavam acima do peso e comiam regularmente spirulina por 3 meses apresentaram melhora no índice de massa corporal ou no IMC. A espirulina é considerada um superalimento devido ao seu alto teor de nutrientes e benefícios à saúde.

Spirulina Diabetes

Um estudo de revisão de 2018 descobriu que a suplementação de espirulina reduziu significativamente os níveis de glicose no sangue em jejum das pessoas. Alto nível de açúcar no sangue em jejum é um problema comum em pessoas com diabetes tipo 1 e 2. Isso sugere que os suplementos de espirulina podem ajudar as pessoas a controlar o diabetes.

Esses resultados sugerem que a spirulina mostra-se promissora como alimento para apoiar o controle do diabetes tipo 2 .

Um estudo com animais em 2017 apóia a ideia de que a espirulina pode ajudar a gerenciar o diabetes. Neste estudo, os pesquisadores forneceram camundongos com diabetes tipo 1 extrato de spirulina por via oral. Como resultado, os ratos mostraram:

  • menor açúcar no sangue
  • níveis mais altos de insulina
  • marcadores de enzimas hepáticas melhorados

Os pesquisadores observam que o efeito antioxidante da espirulina pode ser útil no tratamento da diabetes tipo 1.

Espirulina para colesterol alto

Tomar extrato de spirulina pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol . O colesterol é uma gordura prejudicial ao sangue de uma pessoa que os médicos vinculam a doenças cardíacas .

Uma revisão sistemática e uma meta-análise de 2016 sugerem que a ingestão de suplementos de espirulina pode ter um impacto positivo nos lipídios do sangue, que são gorduras no sangue. No estudo, descobriu-se que a spirulina reduz significativamente o colesterol total e reduz o colesterol LDL - "ruim" - enquanto aumenta o HDL - "bom" - colesterol.

Um estudo de 2013 também apóia esta alegação de saúde. Os pesquisadores descobriram que tomar 1 g de espirulina todos os dias reduziu o colesterol total dos participantes após 3 meses.

Spirulina acelera metabolismo

Tomar spirulina pode ajudar a aumentar o metabolismo de uma pessoa. Uma taxa metabólica mais alta pode fazer uma pessoa sentir como se tivesse mais energia. Também pode aumentar o número de calorias que queimam todos os dias, o que pode ajudar na perda de peso.

Em um estudo de pequena escala de 2014 , as pessoas que tomaram 6 g de espirulina por dia experimentaram efeitos metabólicos benéficos, além de perda de peso e melhor qualidade de vida relacionada à saúde.

As pessoas neste estudo tinham doença hepática gordurosa não alcoólica e, portanto, são necessárias mais pesquisas para verificar se a espirulina pode aumentar o metabolismo em outras pessoas sem essa condição.

Reduz os sintomas da alergia

Quando uma pessoa tem alergia a pólen, poeira ou animais de estimação, a parte interna do nariz pode inchar. Essa reação é chamada de rinite alérgica . Existem evidências de que a espirulina poderia ajudar a melhorar os sintomas dessa condição.

Um estudo de 2013 afirma que a espirulina pode aliviar a inflamação nasal e reduzir a histamina no corpo. Comparado a um placebo , pode reduzir os sintomas de rinite alérgica, incluindo:

  • nariz a pingar
  • espirros
  • congestão nasal
  • comichão

Uma revisão de 2011 observa que há uma quantidade razoável de evidências dos efeitos positivos da espirulina na rinite alérgica, mas que são necessários estudos maiores antes dos pesquisadores conhecerem o verdadeiro impacto.

Ação antitóxica

Em certas partes do mundo, as pessoas correm o risco de envenenar por água potável contaminada e outras fontes de poluentes. Pesquisas anteriores sugerem que a spirulina pode oferecer uma maneira de tratar as pessoas afetadas.

Uma análise posterior de 2016 descobriu que a spirulina tinha propriedades antitóxicas que poderiam neutralizar poluentes no corpo, incluindo:

  • arsênico
  • fluoreto
  • ferro
  • conduzir
  • mercúrio

Os autores da revisão sugerem que a espirulina pode ser uma substância útil para uso em conjunto com o tratamento clínico de envenenamento por poluentes.

Apoio à saúde mental

Um artigo de 2018 destaca o papel potencial que a espirulina poderia desempenhar no tratamento de transtornos do humor.

A teoria é que a espirulina é uma fonte de triptofano. O triptofano é um aminoácido que suporta a produção de serotonina . A serotonina desempenha um papel importante na saúde mental .

Pessoas com certas condições de saúde mental, como depressão e ansiedade , podem ter níveis reduzidos de serotonina. Tomar suplementos de triptofano para manter níveis saudáveis ​​de serotonina pode desempenhar um papel no apoio ao bem-estar mental.

Os pesquisadores precisam realizar mais ensaios clínicos antes de conhecerem o verdadeiro papel da espirulina no apoio à saúde mental.